No âmbito do programa Mural 18, 18 artistas vão criar 18 murais originais, um em cada um dos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa (AML).
Cada município selecionou um artista do seu concelho, tendo-se realizado hoje na sede da AML, o sorteio que definiu que artista vai pintar o mural em cada concelho.
Esta iniciativa pretende “apoiar financeiramente os artistas envolvidos no projeto” e ainda “fomentar o interesse pela arte urbana contemporânea em toda a área metropolitana de Lisboa, e criar focos de interesse nos espaços públicos intervencionados”.
Os trabalhos começam a ser executados a partir de 21 de abril e prolongar-se-ão pelo mês de maio. No final do mês de maio será elaborado um roteiro de arte urbana, que contará com a totalidade das 18 intervenções.
As obras espelharão uma “visão pessoal e artística relacionada com o património cultural e natural, a arte, a cultura, e as respetivas vivências e apropriações, e não poderão conter referências xenófobas, sexistas, obscenas ou violentas”.
O sorteio de hoje ditou os seguintes emparelhamentos:
- Alcochete/Francisco Vidal
- Almada/Tosco
- Amadora/Hugo Pinhão
- Barreiro/Tiago Hesp
- Cascais/João Cruz
- Lisboa/Pedro Pinhal
- Loures/Odeith
- Mafra/Ricardo Tota (imagem de capa)
- Moita/Gustavo São Pedro
- Montijo/ Tamara Alves
- Odivelas/João Samina
- Oeiras/Ram Miguel
- Palmela/Vile
- Seixal/João Rodrigues
- Sesimbra/coletivo Amoca
- Setúbal/ Mar
- Sintra/Raivo
- Vila Franca de Xira/Smile
[imagem (montagem): FB]